Notícias Siemaco

SIEMACO TABOÃO participa de encontro que debate mudanças no sindicalismo brasileiro

05/04/2023



Na manhã desta terça-feira (04), o presidente do Siemaco Taboão, Luís Mellinas, esteve em São Paulo para participar de um encontro organizado pela FEMACO e a CONASCON, que debateu a necessidade de mudanças para um novo sistema sindical brasileiro.

O evento contou com a palestra do sociólogo, professor universitário e integrante do grupo de transição do Governo Lula, Clemente Ganz Lúcio – que traçou um panorama sobre a atual conjuntura política e social do país, bem como sobre a crise do sindicalismo no mundo.

“Estamos num contexto em que um forte embate mundial tenta tirar o sindicato do cenário político, tornando-o mera entidade associativa, então temos que pensar o que é possível fazer para recolocar o sistema sindical no jogo político e fortalecer sua capacidade de atuação, afirmou Ganz”.

Para o presidente da FEMACO, Roberto Santiago, o atual cenário político é oportuno para traçar novas perspectivas e estabelecer projetos e ações estratégicas para a reestruturação do movimento sindical. No entanto, para isso, é preciso fortalecer o diálogo com os trabalhadores, aderir às tecnologias, aprimorar as ferramentas de comunicação, intensificar a atuação nas bases, na sociedade e estreitar o relacionamento com representantes de todas as esferas do Poder.

Para Luís Mellinas, é preciso reavaliar a Reforma Trabalhista, alterar os pontos que prejudicam os direitos dos trabalhadores, restabelecer tudo aquilo que já foi conquistado, repensar meios para o custeio das entidades e combater os mecanismos que fragilizam o funcionamento e a atuação dos sindicatos.

“A vitória do presidente Lula abre a possibilidade para construirmos um caminho de mudança, que recupere a capacidade da classe trabalhadora fortalecer suas organizações, ampliar a base de representação com maior representatividade e de conquistar direitos. Mas há adversidades para promovermos essas mudanças. Afinal, ainda somos a minoria no Congresso Nacional”, lembrou Mellinas.

Outros debates e encontros deverão acontecer ainda nesse semestre.siemacotaboao002 siemacotaboao003 siemacotaboao004 siemacotaboao005 siemacotaboao006 siemacotaboao007